google-site-verification=tjIXEVpFjBAYWIPmpTvyOTEYZkVFf7PltJpFlG9JOjo

O IMPACTO DO COWORKING PARA O MEIO AMBIENTE

Saiba que compartilhar contribui para o desenvolvimento sustentável e é por isso que o Coworking tem um enorme impacto no meio ambiente.

O meio ambiente é um tema que está inserido em diversas discussões na atualidade e é tão grande a importância desse assunto que diversos grupos, entidades, organizações governamentais e não-governamentais estão pensando e realizando ações que trazem em destaque o problema da dilapidação do meio ambiente e suas consequências para a conservação e preservação da vida no Planeta Terra. 

Unir o desenvolvimento econômico, social e preservar o meio ambiente é o grande desafio em um mundo cada vez mais ameaçado pela emergência climática.

Meio Ambiente

O COWORKING E O MEIO AMBIENTE

Um dos setores que mais afeta o meio ambiente é o universo do trabalho. Dessa forma, o impacto do coworking para o meio ambiente é significativo e positivo em comparação com os escritórios tradicionais, especialmente quando se trata de promover práticas sustentáveis. 

O coworking, como já dissemos em outros artigos, oferece economia de recursos naturais, energia, materiais, mobiliário, entre outras coisas, portanto, sendo benéfico também ao meio ambiente.

Segundo pesquisa da consultoria PwC – o Brasil está no topo do ranking de países com consumidores que se preocupam em saber se os produtos e serviços de interesse são oferecidos por empresas sustentáveis. 

COMO O COWORKING CONTRIBUI PARA A SUSTENTABILIDADE? 

Os motivos porque o Coworking contribui para a preservação do meio ambiente, são:

1° O Modelo de Negócio – a sustentabilidade está ligada a esse modelo, pois há o compartilhamento de serviços em um ambiente comum, o que proporciona a redução de recursos que, muitas vezes, são desperdiçados nos modelos convencionais. Além do mais, as características de pessoas que buscam por esses espaços, em sua maioria, já são engajadas a favor do equilíbrio e sustentabilidade nos negócios.

2° Uso Eficiente de Recursos – os espaços de coworking geralmente são projetados para otimizar o uso de recursos, como energia, água e espaço físico. Isso pode resultar em uma menor quantidade de desperdício em comparação com escritórios tradicionais.

3° Compartilhamento de Infraestrutura – em um ambiente de coworking, várias empresas e profissionais compartilham recursos como: impressoras, copiadoras, equipamentos de cozinha e salas de reuniões. Assim, reduz a necessidade de cada empresa ou profissional possuir seu próprio conjunto completo de equipamentos, o que pode levar a uma redução no consumo de recursos e na produção de resíduos.

4° Uso de Energia Sustentável – muitos espaços de coworking investem em fontes de energia renovável, como energia solar ou eólica, para alimentar suas operações, reduzindo o consumo de energia que emitem gases que produzem efeito estufa.

5° Transporte Sustentável – os espaços de coworking, muitas vezes, estão localizados em áreas urbanas bem conectadas por transporte público, o que pode incentivar os membros a optar por meios de transporte mais sustentáveis, como ônibus, metrô ou bicicleta, em vez de usar veículos particulares.

6° Promoção de Estilos de Trabalho Flexíveis – o coworking possibilita que muitos profissionais trabalhem remotamente, o que pode reduzir a necessidade de viagens diárias ao escritório. Isso não só reduz as emissões de carbono associadas ao deslocamento, mas também pode ajudar a reduzir o congestionamento nas estradas e o consumo de combustíveis fósseis.

7° Estímulo à Consciência Ambiental – muitos espaços de coworking promovem uma cultura de sustentabilidade e consciência ambiental entre seus membros. Isso pode incluir iniciativas como reciclagem, compostagem, uso de produtos ecológicos e educação ambiental.

Por todas essas razões, o coworking tem o potencial de desempenhar um papel importante na redução do impacto ambiental das operações ligadas ao mundo do trabalho.

A adoção de práticas empresariais ecoeficientes e a criação de ambientes de trabalho compartilhados reduzem o consumo de energia e materiais, gerando economia e impactos ambientais positivos.

CONTRIBUA PARA O MEIO AMBIENTE, COMPARTILHE ESPAÇO EM NOSSO COWORKING DE ARTE!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *