Com ou sem palavras, mexe com os sentimentos, com as emoções e atinge o coração. Pode animar ou fazer chorar, comemorar e trazer lembranças de volta. Ela é incrível e por isso estamos falando do dia da música!
No dia 1° de outubro, comemoramos o Dia da Música, que foi celebrada pela primeira vez em 1975, pelo International Music Council, organização não governamental fundada com o apoio da UNESCO em 1948, com o objetivo de levar a música a todos os setores da sociedade e promover os valores de paz e a amizade por seu intermédio.
Essa criação humana é capaz de elevar o espírito, ela rompe o silêncio e fala na sua própria linguagem, combinando harmoniosamente os sons para se expressar e universalmente atingir todas as pessoas com a sua beleza.

A MÚSICA E A SUA INFLUÊNCIA
Os idealizadores da data (Dia Internacional da Música) almejavam promover a música no mundo todo com o propósito de que ela tivesse a capacidade de propagar a paz e integrar as diferentes culturas.
Assim, é possível compreender a profunda influência que a música exerce nos seres humanos, ela é capaz de emocionar, alegrar, surpreender, aterrorizar, entre tantas outras emoções.
Na história da humanidade, a música esteve presente desde as tribos mais primitivas, ela cumpriu diversas funções, ou seja, foi usada em conotações religiosas, para entretenimento, para complementar os rituais sagrados em torno da agricultura e outras funções.
Dizem que o ser humano desde antes do seu nascimento tem a música na sua vida, pois ouve os batimentos cardíacos da mãe e, mais tarde, o ritmo das próprias pulsações.
Enfim, a música é inerente à vida, há música no canto dos pássaros, na vida aquática, nas ondas do mar. Tudo pulsa e celebra a criação.
BREVE HISTÓRIA DA MÚSICA
A história da música é muito antiga, os primeiros homens na Terra produziam diversas formas de sonoridade. Das manifestações culturais, a música é uma das mais antigas.
Na pré-história, os seres humanos começaram a desenvolver ações sonoras baseadas na observação dos fenômenos da natureza.
E a música foi se desenvolvendo como todas as atividades humanas.
Na Idade Média a Igreja Católica ditava a conduta moral, social, política e até artística. E com a música não foi diferente, ela teve forte presença nos cultos católicos, O Papa Gregório I selecionou as regras para o canto e o intitulou como canto gregoriano.
Foi no Renascimento que a música começou a se distanciar dos costumes da Igreja e passou a apresentar características universais, alcançando os dias atuais com seus ritmos, melodias, instrumentos, estilos entre tantos atributos e maneiras de produzir música que a transforma nessa maravilhosa produção cultural da humanidade.
Nascem as orquestras, músicas instrumentais, sinfonias, concertos e compositores geniais (como Mozart, Beethoven, entre outros).
Foi no século XX que houve uma grande transformação com o surgimento do rádio e de novas tecnologias e suportes para a gravação e divulgação musical, popularizando essa linguagem artística e projetando cantores e compositores.
O DIA INTERNACIONAL DA MÚSICA
As Instituições musicais organizam comemorações especiais e gratuitas no Dia Internacional da Música.
Muitas entidades promovem eventos para mostrar o propósito para que esta data foi criada, além de exibir e divulgar a beleza das produções musicais.
Enfim, esse dia é para evidenciar o poder da música para o pacifico desenvolvimento das relações entre os povos e as diversas sociedades.
No Dia Internacional da Música, procure por acontecimentos que celebrem a música, seus autores e produtores. Pois é uma das produções artísticas que mais despertam emoções no coração das pessoas. Por isso, não perca essa ocasião perfeita para a organização de eventos que valorizam essa arte tão agregadora e transformadora.