O planeta Terra sofreu muitas mudanças durante a pandemia e todas as áreas da sociedade foram afetadas, inclusive o mercado da arte. As atividades online tiveram enorme crescimento no evento do Covid 19 e persistiram na pós-pandemia, talvez essa seja a grande transformação de 2023.
A revista eletrônica Touch of Class apresentou uma extensa pesquisa da Artsy Industry Trend Report 2023, entre profissionais e negociantes de galerias em 85 países.
É uma importante pesquisa para determinar os principais fatores que afetam a indústria da arte em 2023. E quais foram as principais contribuições?
TRANSFORMAÇÃO DA ARTE EM 2023
Os pontos principais do relatório da Artsy Industry Trend Report 2023 evidenciaram as tendências da arte em 2023:
As vendas online geram importantes receitas para as galerias, no entanto, ficou claro que é essencial que haja um equilíbrio entre a atividade no plano físico e no digital.
A juventude também foi um ponto que sobressaiu e mostrou que as galerias que estão há menos de três anos no mercado (galerias jovens) têm se conectado com colecionadores e artistas mais jovens e empregado estratégias diferenciadas das galerias estabelecidas há mais tempo.
A arte abstrata e pinturas não figurativas são as mais comercializadas nas galerias.
Novos artistas estão sendo descobertos, em primeiro lugar, por meio de outros artistas, demonstrando que o networking é essencial e, em segundo lugar, através do Instagram.
OUTRAS TENDÊNCIAS DO MERCADO DA ARTE EM 2023
A Galeria Ampliart evidenciou três importantes tendências da arte em 2023, são elas:
- A arte digital – há diversas plataformas e aplicativos que registram e autenticam as obras de arte e demonstram que os recursos tecnológicos são essenciais para o universo artístico trazendo inovação e transoformação;
- A arte sustentável – muitos artistas têm adotado práticas sustentáveis em suas obras artísticas, usando materiais reciclados e formas de produção que não agridem o meio ambiente;
- A arte indígena – há algum tempo a arte produzida pelos povos indígenas do Brasil vem ganhando destaque nas exposições das galerias. Há muitas programações para divulgar as manifestações culturais dessas populações. O MASP terá um ciclo de exposição em 2023 focado nas histórias dos povos originários. E neste ano, o governo brasileiro criou o Ministério dos Povos Indígenas, impactando o mercado da arte indígena.
O mundo tem se transformado com uma inacreditável velocidade e em todas as áreas observa-se um ecletismo, que como a arte, apresenta uma visão de mundo pluralista e multifacetada.
A arte se expressa de inúmeras formas e meios e, ao mesmo tempo, que influencia, é influenciada pelas mudanças socioculturais.
O nosso espaço de coworking também se diferencia de outros espaços e traz a beleza da arte para o universo corporativo.
2 respostas
Bem legal conhecer as tendências, parabéns pelo conteúdo.
😘