google-site-verification=tjIXEVpFjBAYWIPmpTvyOTEYZkVFf7PltJpFlG9JOjo

DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA: LUZ, CÂMERA E AÇÃO

Você sabia que 19 de agosto é o Dia Mundial da Fotografia? Uma fotografia é um instante congelado que eterniza emoções e memórias. Através da lente, o mundo ganha novas cores e perspectivas.

Venha mergulhar na história da fotografia!

Do grego

  • Fós significa luz;
  • Grafis é um instrumento para escrever, gravar, desenhar ou pintar.

Em resumo, significa escrever ou desenhar com luz e contraste, ou seja, uma técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa.

A fotografia é uma das invenções mais extraordinárias da história da humanidade e revolucionou a sociedade a partir de meados do século XIX, mais precisamente em 9 de maio de 1816, quando o francês Joseph Nicéphore Niépce usando uma caixa de madeira, conseguiu gravar uma imagem numa folha de papel sensibilizado quimicamente. 

Ela nos permite recordar acontecimentos e propiciou o surgimento do cinema e da televisão, além de muitas outras formas de comunicação.

O DIA MUNDIAL DA CELEBRAÇÃO A FOTOGOGRAFIA!

Em homenagem a um acontecimento tão importante e aproveitando a celebração do Dia Mundial da Fotografia, trazemos diversas curiosidades:

1. Data: em boa parte do mundo, os fotógrafos comemoram o Dia Mundial da Fotografia em 19 de agosto. No Brasil se comemora no dia 8 de janeiro. Contudo, as duas datas são amplamente lembradas e cada uma está atrelada a um fato histórico; 

2. Fatos Históricos: em 19  de agosto de 1839, foi apresentado publicamente na Academia de Ciências da França, o daguerreótipo, no entanto, chegou ao Brasil por encomenda de D. Pedro II, apenas em 08 de janeiro de 1840. Por essa razão, D. Pedro II foi considerado o primeiro fotógrafo do Brasil; 

3. O Daguerreótipo: essa nova invenção foi anunciada pela Academia Francesa de Ciências no dia 19 de agosto de 1839, daí a escolha da data do dia mundial da fotografia. O nome advém do seu inventor, o francês Louis Jacques Mandé Daguerre e foi um grande marco tecnológico. O processo de obtenção de imagem pelo daguerreótipo é por ação de vapor de iodo, que cria uma imagem com alto nível de detalhes em uma placa de cobre limpa e polida para que a superfície tenha a aparência de um espelho, revestida com prata sem utilização de um negativo.

Essa placa precisa ficar sensível dentro de uma caixa fechada (à prova de luz), então é transferida para a câmera, sob a exposição da luz, a placa é mantida sobre o mercúrio quente até aparecer a imagem. Para a fixação da imagem, a placa deveria ser imersa em determinado tipo de solução de hipossulfito de sódio; 

4. Funções da fotografia: informar, documentar, recordar, expressar, etc.;

5. 1939: também foi inventado o calótipo, um outro sistema de captura de imagens, criado por William Fox Talbot. Por causa dessas incríveis invenções, esse ano se consagrou como o Ano da Invenção da Fotografia; 

6. Point de Vue Du Gras (ou vista da janela de Le Gras): é uma imagem heliográfica considerada a primeira fotografia permanente do mundo. Esse processo fotográfico foi  criado por Joseph Nicéphore Niépce. A imagem retrata partes dos edifícios e da paisagem ao redor de sua propriedade; 

7. O.P. Sharma: fotógrafo indiano que teve a ideia de comemorar o Dia Mundial da Fotografia. Ele apresentou a sugestão para a ASMP (Sociedade de Fotógrafos de Mídia da América) e a RPS (Sociedade Real Fotográfica), que acataram a ideia e lançaram uma campanha para incentivar a comemoração da data como forma de celebrar a fotografia e valorizar o trabalho dos fotógrafos de todo o mundo. A campanha foi um sucesso e vários países adotaram a data. 

Você trabalha com fotografia ou conhece alguém que atua nessa área? No Spiti019, você pode montar seu espaço para mostrar seu trabalho.

 

VENHA CONHECER O NOSSO ESPAÇO E MARQUE A EXPOSIÇÃO DAS SUAS FOTOS!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *